Eventos

A Luiz Gama nº 3993 não possui evento(s) cadastrado(s) no momento.

Institucional


Rito:

REAA

Reunião:

Quinzenal - 2ª e 4ª Segundas feiras de cada mês

Endereço:

Rua Matias Roxo , 165 - Vila Leopoldina - São paulo/SP

Fundação:

15/11/2004

Site e Redes Sociais


Site:

Facebook:

Instagram:

Twitter:

Youtube:

LinkedIn:

Localização

Endereço:

Rua Matias Roxo , 165 

Bairro:

Vila Leopoldina

Oriente:

São paulo/SP


Mapa

História

NOSSO PATRONO

 

Luiz Gonzaga Pinto da Gama, nosso patrono, nasceu em Salvador (BA) , no dia 21 de junho de 1830.

Era mestiço filho de uma negra Africana livre, de nome Luiza Mahin, presa várias vezes por suspeita de envolvimento em planos de insurreições de escravos. Seu desaparecimento em 1837 pôs fim ao relacionamento entre mãe e filho , embora este a tivesse procurado incessantemente ao longos dos anos , em vão. Seu pai um rico e  fidalgo de origem portuguesa devido a vários vícios , entre os quais jogos de azar, veio a falir, caindo em pobreza absoluta, lançou mão então da liberdade do próprio filho,  vendendo-o como escravo. Seu infortúnio estava escrito; nasce livre, vive escravo, isto em 10 de novembro 1840,  aos dez anos de idade.

Foi enviado para o Rio de Janeiro, em uma embarcação mercante de nome “Saraiva” , indo para a casa de um Português de nome Vieira, dono de uma loja de velas, na rua Candelária, esquina com a rua do Sabão.

Foi enviado para a Província de São Paulo e revendido ao Alferes Antonio Pereira Cardoso no meio de um lote de mais de cem escravos. Suas copiosas lagrimas ao ser entregue a este alferes fez com que mais tarde viesse a declarar seus sentimentos com a seguinte estrofe:

Oh! Eu tenho lances doridos em minha vida, que  valem  mais que as lendas  sentidas da vida amargurada dos mártires.”   

A viagem de Santos até Campinas foi feita a pé, apesar de seus dez anos de idade.  A que se registrar ainda a forma como era refutada a sua compra, tão somente pela circunstância de ser “baiano”. Conta Luiz Gama sobre seu ultimo recusante, Francisco Egídio de Souza Aranha, que depois de tê-lo escolhido, afagando-o disse:

-   Hás de ser um bom pajem, para meus meninos; dize-me onde nascestes?

-   Na Bahia, respondi

-   Baiano? – exclamou admirado o excelente velho. – Nem de graça o quero. Já não foi por bom que o venderam tão pequeno.      

  

Em 1847, aos dezessete anos , faz amizade com o jovem Antonio Rodrigues do Prado Jr , que se hospedara na casa em que morava , e este amigo te ensina as primeiras letras.

‘Luiz Gama relata: “obteve ardilosa e secretamente provas inconcussas de minha liberdade”.

Em 1848, já sabendo ler, escrever e contar. Reconquista a liberdade, fugindo e então assentou praça. Serviu até 1854, durante seis anos, tendo chegado a cabo de esquadra graduado, quando foi aconselhado a dar baixa de serviço, por ato de insubordinação, em razão de ameaça a um oficial que o havia insultado.

Ficou preso 39 dias, de 1º de julho a 09 de agosto. Aproveitou esse tempo para aprimorar sua leitura.

Em 1856, depois de haver servido como escrivão policial na Força Publica, foi nomeado amanuense da Secretaria de Policia onde serviu até 1868, com o Conselheiro Furtado de Mendonça, de onde foi demitido a bem do serviço publico, motivos políticos (era membro do Partido Liberal).

Exerceu ainda diversas profissões tais como: Tipógrafo, Rábula e depois fixando-se mais no Jornalismo, tendo trabalhado no “O Ypiranga” jornal dos estudantes de Direito e no “Radical Paulista”.

Foi ainda impedido de matricular-se na Faculdade de Direito, tirou carta de Advogado provisionado, tornando-se ardoroso defensor da causa dos escravos e integrando-se na campanha republicana. 

Em 1859, escreve sua principal obra chamada  “ Primeiras Trovas Burlescas de Getulino” , onde se encontra a sátira “Quem sou eu” , mais conhecida como Bodarrada.

 

Em 1864 inaugurou a imprensa humorística paulistana ao fundar, o jornal “Diabo Coxo”. Poeta satírico, ocultou-se, por vezes, sob o pseudônimo de Afro, Getulino e Barrabás.

Em 1869, aos 25 dias de outubro casou-se com Claudina Fortunato de Sampaio, em São Paulo, na freguesia do Brás. Consta dessa certidão que era filho de pais incógnitos e que através desse casamento legitimou o filho Benedito Gracco Pinto da Gama, então com 11 anos de idade. O casamento está inscrito no Livro de Casamento da Paróquia da Sé, de 1868 a 1878, pagina 19, verso códice 3-2-17, da Cúria Metropolitana de São Paulo.

Nos meados de 1870, ao primeiro dia de agosto, filia-se a Loja “América”, uma das mais antigas de São Paulo, fato fundamental para a sua atuação política (funda o Centro Abolicionista de São Paulo e o Partido Republicano de São Paulo) , pois esta loja reunia , na época os maiores defensores da abolição da escravatura e da republica, tais como: Américo de Campos, Francisco Glicério, Américo Brasiliense, Bernadino de Campos , Ruy Barbosa e outros.

O valoroso ex-escravo que se tornara destacado homem público tinha, porém, a seu favor a imprensa independente, a simpatia da juventude liberal, o respeito dos políticos progressistas e o poder da maçonaria, onde ocupava cargo de relevo. A isso se somava a firme admiração do povo paulistano e mesmo carioca, que considerava Luiz Gama como uma espécie de incansável titã libertário contra os desmandos dos poderosos do Segundo Império. Ao morrer, em 24 de agosto de 1882, registra a crônica jornalística de época que seu funeral foi o mais concorrido e jamais visto igual, na cidade de São Paulo.

 

 

Nos meses que se seguiram, foram incontáveis as homenagens póstumas prestadas a sua memória por todo o país.  

 

 

Fundadores

Timbre

 Luiz Gama  nº 3993

Estandarte

 Luiz Gama  nº 3993

Contato

Telefone:

11950648003

Whatsapp:

E-mail:

Administração

Quadro

profile-img
Rui Guilherme Patta

Mestre Instalado

profile-img
Jose Aparecido Alberto

Mestre Instalado

profile-img
Marco Antonio Bortolozo

Mestre

profile-img
Marco Antonio Bortolozo

Mestre

profile-img
Marinho Gonçalves Vianna Filho

Mestre

profile-img
ADINILTON INFANTI RODRIGUES LORETO

Mestre

profile-img
Luiz Lourenço Lopes

Mestre Instalado

profile-img
GILBERTO MELLO

Mestre Instalado

profile-img
Alexandre Boschi Gonçalves

Mestre

profile-img
Marco Antonio Bortolozo

Mestre

profile-img
Marco Antonio Bortolozo

Mestre

profile-img
Marinho Gonçalves Vianna Filho

Mestre

profile-img
ADINILTON INFANTI RODRIGUES LORETO

Mestre

profile-img
Alexandre Boschi Gonçalves

Mestre

profile-img
Rui Guilherme Patta

Mestre Instalado

profile-img
Jose Aparecido Alberto

Mestre Instalado

profile-img
Luiz Lourenço Lopes

Mestre Instalado

profile-img
GILBERTO MELLO

Mestre Instalado

Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar utilizando o site, você concorda com tal monitoramento. O consentimento pode ser revogado limpando os dados armazenados localmente no seu navegador. Para saber mais acesse nossas páginas Política de Privacidade e Termos de Usos.